Críticas – Era Uma Vez na América (1984), O Irlandês (2019), O Profissional (1994), La Casa de Papel (2017– 2021) 

Vida Bandida

Com apenas 10 filmes no currículo em razão da morte precoce aos 60 anos, Sergio Leone foi um dos maiores cineastas de todos os tempos. O criador do Western Spaghetti envolto na trilha sonora inconfundível de Ennio Morricone ficou conhecido pela Trilogia dos Dólares, protagonizada por Clint Eastwood, e pela Trilogia Era Uma Vez concluída após o épico Era Uma Vez na América (1984), o último longa do diretor italiano. A versão cinematográfica de 139 minutos foi um desastre comercial na época, mas contou com a colaboração da Film Foundation de Martin Scorsese que ajudou a família na restauração da película, formando a sonhada versão estendida de 4 horas e 11 minutos de duração, além de uma versão do diretor um pouco mais enxuta sem as cenas deletadas. Scorsese cresceu nas ruas perigosas da Little Italy nova-iorquina quando foi seduzido pelo Sindicato do Crime Ítalo-Judaico, mas optou pela carreira de cineasta ao ver os amigos morrendo nas mãos da máfia. Noodles inspirou Gangues de Nova York, Os Bons Companheiros e o Irlandês, cuja gangue-mirim em que liderava era movida por sexo, drogas e prostituição, de modo a trocar um pedaço de bolo para manter a pureza e a inocência por mais algum tempo. Em 1918 aqueles garotos de família disfuncional estavam satisfeitos em cometer pequenos delitos pelas ruas do subúrbio de Manhattan, até o triângulo amoroso entre ele, Max e Deborah (Jennifer Connelly aos 12 anos) acabar após a prisão de Noodles. Durante a Lei Seca o personagem agora interpretado por Robert De Niro volta à cena do crime incumbido de proteger a elite corrupta do Sindicato dos Caminhoneiros após cumprir pena. No entanto, o ex-presidiário detestou aquele novo estilo de vida hierarquizado ao ser convocado para roubar o Banco Central Americano, enquanto Deborah tentava ser atriz em Hollywood, numa carreira fadada ao fracasso.

Frank Sheeran (Robert De Niro) também se filiou ao Sindicato dos Caminhoneiros na época em que transportava carnes. O entrevistado do investigador Charles Brandt para o livro: I Heard You Paint Houses conheceu o líder sindical mais famoso do mundo, tornando-se um dos seus melhores amigos durante o mandato conturbado do Presidente Kennedy. Aquele assassino profissional contratado pelo Padrinho (Joe Pesci) da sua filha mais nova foi guarda-costas de Jimmy Hoffa (Al Pacino) após o sindicalista receber ameaças de morte. Contudo, o presidente do International Brotherhood of Teamsters (IBT) com mais de 1 milhão de sócios foi preso por fraude pelo Procurador Geral Robert Kennedy, cuja família foi apoiada por mafiosos com o intuito do governo americano derrubar Fidel Castro quando o ditador proibiu os Cassinos da ilha cubana. Em oposição, Hoffa criticou a máfia e ainda doou 2 milhões de dólares ao presidente Richard Nixon que o libertou em 1975. Porém, o linguarudo, corrupto e intransigente, acabou morrendo pela boca. O longa original da Netflix apresenta o Sacramento da Confissão do veterano da Segunda Guerra Mundial ao padre que já o havia visitado duas vezes no asilo, poucos dias antes de ser trancafiado no Inferno de Dante para sempre. Mesmo assim, aquele assassino de aluguel não se arrependeu de nenhum crime (Atrição), apenas de ter traído Hoffa.  Por conseguinte, a sua filha predileta Peggy cortou relações com o pai mafioso, demonstrando toda a sua indignação em apenas uma palavra: porquê? O Irlandês (2019) é um sujeito individualista que trabalhou sozinho executando adversários de maneira fria e crua, sem o mesmo romantismo da Família Corleone, cujo fim melancólico demonstra que o crime não compensa.

Léon (Jean Reno) é outro mercenário da Little Italy num prédio de baixo padrão formado por imigrantes. O Profissional (1994) é um homem desconfiado, evasivo e paranoico que não permite ninguém na sua vida; apenas uma planta cuidada com carinho, uma vez que o vegetal não contesta e pode ser transportado a qualquer lugar; enquanto Tony (Danny Aiello – o policial de rua de Era Uma Vez na América) administra o seu dinheiro e arranja os clientes. Isso até Léon salvar a vizinha de policiais corruptos da divisão de narcóticos após a família dela ser executada na sua frente. Assim como Noodles, Mathilda (Natalie Portman aos 12 anos) é uma pré-adolescente de sexualização precoce porque cresceu num ambiente violento. Felizmente, o herói as avessas, ao estilo de um clássico de cavalaria, sai da zona de conforto de modo a quebrar o seu código de conduta sagrado ao experimentar a verdadeira felicidade, mesmo que por alguns instantes e de forma utilitária, pois a felicidade não é um substantivo feminino encontrado dicionário, mas um verbo em constante movimento porque não se confunde com o prazer. O sacrifício divino daquele criminoso criou raízes profundas e laços fraternais eternos com a garotinha, copiado por Tóquio em La Casa de Papel.

La Casa de Papel (2017– 2021) foi uma das séries mais vistas no mundo. Um sucesso inesperado para ser melhor estudado no documentário “La Casa de Papel: El Fenómeno”. O novelão mexicano foi inspirado em Onze Homens e um Segredo (remake do original com Frank Sinatra) e na Graphic Novel: V de Vingança, de Alan Moore, cuja canção Bella Ciao era o hino de resistência italiana antifascista durante a Segunda Guerra Mundial. Já os nomes dos guerrilheiros representam a união das cidades-estado em prol do socialismo; enquanto o assalto ao Banco Nacional da Espanha foi cópia do assalto à Casa da Moeda na primeira temporada. Ocorre que colocar milhões de notas ilegais em circulação no mercado capitalista provocaria um colapso econômico na economia do país. Na divertida trama, bem montada e editada, os revolucionários mascarados de Salvador Dalí manipulam a opinião pública, transformando-se em amados heróis populares, graças à estratégia genial de guerrilha utilizada pelo “Professor” (Álvaro Morte) contra o poderoso exército militar espanhol. Os carismáticos “mocinhos” fora da lei duelam contra os típicos “vilões capitalistas”: como o misógino banqueiro abobalhado Arturito; o chefe pragmático de polícia e a torturadora sem coração Alicia. A coordenadora da operação substituiu a carismática inspetora Raquel “Lisboa” após mudar de lado ao ser contaminada pela Síndrome de Estocolmo de Mônica – codinome Estocolmo. Ao contrário de Robin Hood, que tirava do Estado Absolutista e da Igreja Totalitária para devolver ao contribuinte, esses ladrões espanhóis roubavam pelo simples prazer de roubar, ao invés de usufruir do dinheiro roubado para sempre. Como diria Machado de Assis “a ocasião faz o furto, o ladrão já nasce feito”.

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