Críticas – Mare of Easttown (2021), Eu Sou Todas as Meninas (2021), SP: Crônicas de uma Cidade Real (2018), Mosul (2019), A Força da Natureza (2020), Justiça Brutal (2018)

Sem a polícia não existe ordem e progresso

A bem intencionada Mare, representa essa protetora legal, que zela, cuida e administra na palma da mão a cidadezinha no interior da Pensilvânia onde cresceu, agregada ao seu nome de batismo, cujo superpoder para solucionar dois casos enigmáticos foi compreender as peculiaridades, intimidades e segredos ocultos dos habitantes, em oposição ao “estrangeiro” agente do FBI, Dale Cooper, de Twin Peaks. Por mérito do árduo trabalho diário, envolvendo muita responsabilidade, a respeitada e temida xerife moderna, é amada e odiada constantemente por cumprir a lei, ao invés dos caprichos de cada um dos moradores de Easttown. Tanto a personagem quanto a atriz e produtora da minissérie da HBO, Kate Winslet, fazem questão de ficar fora dos padrões estéticos e morais, característicos das heroínas hollywoodianas. Mare of Easttown, aparece de cara lavada, acima do peso e bebendo cerveja no gargalo. A detetive vive com a mãe, a filha lésbica e o ex-marido que mora no fundo daquela casa com sua nova namorada. Os fantasmas do passado em função do pesado sentimento de culpa pela morte recente do filho, somado a perda iminente da guarda do neto pela nora viciada em heroína, ofuscam a concentração da policial, o que não a impede de fazer o que acha certo por linhas tortas, com muito esmero e dedicação, sem hipocrisia.  

Para interromper o tráfego humano envolvendo um ministro sul-africano, a intrépida investigadora Jodie Snyman (Erica Wessels) terá de fugir da burocracia do sistema corrupto, sobretudo do pragmatismo do chefe, de modo a proporcionar um final feliz às infelizes garotas raptadas, rumo ao Oriente Médio. Eu Sou Todas as Meninas, da Netflix, baseado numa história real, vale como cine-denúncia.

No Brasil vivemos uma inversão de valores: policial é tratado como bandido, e bandido é tratado como vítima da sociedade pela mídia progressista, enquanto o cidadão de bem torna-se refém em sua própria casa. Com exceção ao longa independente de Elder Fraga, SP: Crônicas de uma Cidade Real, disponível no Looke, onde o criminoso é colocado em seu devido lugar. O prelúdio já encanta pela divina panorâmica da cidade de São Paulo, descortinando cinco histórias antológicas sobre pedofilia (Por uma Lata de Atum), a beleza da arte grotesca (Vênus ao Espelho) e um caso sobrenatural de máfia russa (Folha em Branco). Destaque ao papo de buteco infernal em Teu Dia Chegará e ao primeiro conto: Extração, envolvendo uma troca de reféns entre um policial e um assassino, roteirizado por James Salinas.

Baseado numa extensa reportagem da revista New Yorker em janeiro de 2017, intitulada: A batalha desesperada para destruir o ISIS (Estado Islâmico), os irmãos, Joe e Anthony Russo, auxiliado pelo diretor e roteirista Matthew Michael Carnahan, retrata no longa Mosul, disponível na Netflix, a última missão da incorruptível SWAT iraquiana, de modo a exterminar os últimos focos da organização terrorista queridinha da imprensa globalista, na apocalíptica cidade de Mosul, no Iraque. Uma batalha pessoal dos agentes remanescentes daquela nativa tropa de elite, a fim de resgatar suas famílias, raptadas pelos tentáculos do Daesh.

Os mais recentes trabalhos de Mel Gibson disponíveis na Netflix e no Prime Vídeo, apesar de abordarem temas semelhantes, estabelecem um contraste absurdo entre a direção de Michael Polish e S. Craig Zahler. Na trama de A Força da Natureza,  assaltantes invadem um condomínio em busca de valiosas pinturas, indo de encontro a dois policiais rotineiros. O furacão porto-riquenho nível cinco não passa de um elemento estético, enquanto o mesmo furacão nível cinco em Predadores Assassinos foi responsável por todos os entraves no filme de terror dirigido por Alexandre Aja. O único personagem interessante do longa da Netflix, é um feroz animal de estimação guardado a sete chaves em um quarto escuro. Mal se entende os diálogos entre o oficial moribundo Ray Barrett (Mel Gibson) e a filha (Kate Bosworth). Ao contrário de Justiça Brutal da Prime Vídeo, cuja atmosfera de suspense envolvente é preparada desde o início, impregnando o cotidiano periférico de dois policiais truculentos. Brett Ridgeman (Mel Gibson) é outro pai de família, cuja filha é assaltada com frequência e a esposa sofre de esclerose múltipla. O parceiro Lurasetti, vivido por Vince Vaughn, protagoniza também a excelente série realista, de equivalente desenvolvimento natural,  extremamente técnico: True Detective. Os planos longos, a montagem e o roteiro singular, preparam o espectador para a catarse violenta do porvir, provocada por assassinos profissionais, auxiliados pelo piloto de fuga, Henry (Tory Kittles), que acabou de sair da prisão e agora precisa sustentar o sobrinho cadeirante e a mãe desempregada. A frase do delegado interpretado por Don Johnson justifica o desfecho: ser racista hoje em dia tem a mesma conotação pejorativa de um comunista nos anos 50. 

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Mare of Easttown (EUA, 18 de abril a 30 de maio de 2021)
Criação: Brad Ingelsby
Direção: Craig Zobel
Roteiro: Brad Ingelsby
Elenco: Kate Winslet, Julianne Nicholson, Jean Smart, Angourie Rice, David Denman, Neal Huff, Guy Pearce, Cailee Spaeny, John Douglas Thompson, Joe Tippett, Evan Peters, Sosie Bacon, James McArdle, Kate Arrington, Ruby Cruz, Eisa Davis, Sasha Frolova, Connie Giordano, Enid Graham, Deborah Hedwall, Dominique Johnson, Caitlin Houlahan
Duração: 420 min. aprox. (sete episódios)

Eu Sou Todas as Meninas (I Am All Girls – África do Sul, 14 de maio de 2021)
Direção: Donovan Marsh
Roteiro: Wayne Fitzjohn, Marcell Greeff, Emile Leuvennink, Donovan Marsh, Jarrod de Jong
Elenco: Erica Wessels, Hlubi Mboya, Mothusi Magano, Masasa Mbangeni, Israel Makoe, Brendon Daniels, Matt Stern, Lizz Meiring, Ben Kruger, Mampho Brescia, Federico Fernandez, Khutjo Green, Kaseran Pillay, Rafiq Jajbhay
Duração: 107 min.

SP: Crônicas de uma Cidade Real

Direção: Elder Fraga Roteiro Leonardo GranadoJames Salinas Elenco: Luciano ChirolliJúlio RochaRubens Caribé

Mosul

14 ANOS 86 minutos

  • Direção Daniel Gabriel
  • Título original Mosul
  • Gênero: Documentário
  • Ano:2019
  • País de origem:EUA

A Força da Natureza (Force of Nature – EUA, 30 de junho de 2020)
Direção: Michael Polish
Roteiro: Cory M. Miller (como Cory Miller)
Elenco: Emile Hirsch, Mel Gibson, David Zayas, Kate Bosworth, Stephanie Cayo, William Catlett, Jorge Luis Ramos, Joksan Ramos, Blas Sien Diaz, Tyler Jon Olson, Julio Ramos Velez, Sebastian Vázquez
Duração: 91 min.

Justiça Brutal

Dragged Across Concrete, 2018 – Estados Unidos, Canadá, Reino Unido

Direção: S. Craig Zahler

Roteiro: S. Craig Zahler

Elenco: Mel Gibson, Vince Vaughn, Tory Kittles, Michael Jai White, Thomas Kretschmann, Jennifer Carpenter, Laurie Holden, Udo Kier, Don Johnson

Fotografia: Benji Bakshi

Trilha Sonora: Jeff Herriott, The O’Jays, S. Craig Zahler

Montagem: Greg D’Auria

Design de Produção: Brian Davie

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