Críticas — Oppenheimer (2023), O Início do Fim (1989), O Dia Seguinte (1983) Jogos de Guerra (1983)

Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano foi a obra literária vencedora do prêmio Pulitzer na qual o diretor Christopher Nolan se baseou a partir da comparação do genial físico teórico com o deus grego mitológico que roubou o fogo dos deuses para salvar a humanidade, mas acabou sendo punido eternamente: “Agora me tornei a morte, a destruidora de mundos”(O Bhagavad Gita). Assim, o Pai da Bomba Atômica (Cillian Murphy) cravou o fim da Segunda Guerra após a rendição japonesa quatro meses depois da alemã, embora tenha sido acusado de espionagem russa, perdendo as credenciais até 1963; quando o presidente Lyndon B. Johnson (Hap Lawrence) lhe concedeu o prêmio Enrico Fermi como forma de reabilitação política ao estilo de 12 Homens e uma Sentença. Ocorre que 150 mil pessoas estiveram envolvidas no Projeto Manhattan coordenado por ele, incluindo seis mil cientistas: entre físicos, metalúrgicos e químicos da sede principal de Los Alamos, no Novo México, cuja maioria era composta por judeus vindos da Europa, os quais se filiaram ao Partido Comunista dos EUA: como Lewis Strauss (Robert Downey Jr.), o irmão Frank (Dylan Arnold), a esposa alcoólatra Kitty (Emily Blunt), o melhor amigo que criou seu filho, Haakon Chevalier (Jefferson Hall) e a amante militante Jean Tatlock (Florence Pugh) — responsável por introduzi-lo na política antes se suicidar ou ser assassinada. Nessa época, a URSS era aliada dos EUA, pois Franklin Roosevelt chamava Josef Stalin carinhosamente de “Uncle Joe”, cuja campanha foi financiada pelos Rockefeller e os criadores do Banco Central Americano. No entanto, havia a possibilidade remota do teste Trinity no deserto provocar uma reação em cadeia incontrolável e queimar toda a atmosfera, embora impedisse os nazistas de possuir as bombas de plutônio e urânio: Little Boy e Fat Man, antes do Presidente Democrata Harry Truman (Gary Oldman) jogá-las em Hiroshima e Nagasaki: 6 e 9 de agosto de 1945; graças ao dinamarquês Niels Bohr (Kenneth Branagh), aos húngaros Leo Szilard, Eugene Wigner, Edward Teller (Pai da Bomba de Hidrogênio) e Albert Einstein (Tom Conti); os quais avisaram o presidente Roosevelt da venda de urânio da Bélgica para a Alemanha pouco antes de a Polônia ser invadida. O Projeto Manhattan foi dirigido pelo General Leslie Groves, interpretado por Matt Damon em 2023, e pelo saudoso Paul Newman em O Início do Fim (1989) ao lado do casal vivido por John Cusack e Laura Dern: como Michael Merriman e Kathleen Robinson. “É uma verdade profunda e necessária que as coisas importantes na ciência não são descobertas porque são úteis: elas são descobertas porque foi possível encontrá-las” (Julius Robert Oppenheimer 1904 – 1967).

Por conseguinte, O Dia Seguinte (1983) foi visto por mais de 100 milhões de pessoas em 39 milhões de lares diferentes; o equivalente a 62% da audiência em 20 de novembro de 1983 pela rede ABC. O filme televisivo teve a maior audiência da história até então, cujo enredo introduz noticiários confusos, intencionalmente, de modo a gerar dúvida no espectador sobre quem atacou primeiro: EUA ou URSS; uma vez que o foco não era apontar culpados, mas conscientizar o público sobre a gravidade de um ataque nuclear em grande escala. Os alvos escolhidos foram as bases militares na cidade do Kansas, cujo hospital principal acabou ficando lotado de mutilados em poucos minutos, enquanto os médicos os operavam sem energia, devido àquele pulso eletromagnético nuclear. Quem sobreviveu às explosões ou foi envenenado por radiação de forma lenta e dolorosa ou morreu de fome escondido no porão de sua casa.

Jogos de Guerra (1983) é outro filme inocente de Sessão da Tarde estrelado por Matthew Broderick, o mesmo de O Feitiço de Áquila e Curtindo a Vida Adoidado, cuja influência, no entanto, fomentou a criação de uma lei americana no ano seguinte, proibindo o acesso a computadores oficiais, e outra lei em 1990 criminalizando atividades de hacker. Ao contrário do documentário homônimo britânico e do longa-metragem realista: Limite de Segurança, Jogos de Guerra (WarGames) é uma simulação de ataque nuclear surpresa, feita acidentalmente por um adolescente — mistura de MacGyver e Stephen Hawking —, que da mesma forma quase provocou a Terceira Guerra Mundial. Ocorre que para terminar aquela brincadeira de forma pacífica, David (Broderick) e a colega Jennifer (Ally Sheedy) tiveram que encontrar o criador daquela inteligência artificial sapeca. O niilista e pessimista Stephen Falken (John Wood) — em homenagem a Stephen Hawking — vivia ilhado e sem esperanças na humanidade após a morte do filho. Contudo, a brilhante ideia de não jogar fez o supercomputador Whopper entender a derrota após os burocratas pragmáticos do Pentágono aceitarem prudentemente o risco de morte sem atacar antes, baseado em falsas informações.

Deixe um comentário