Críticas – Os Croods (2013), Os Croods 2: Uma Nova Era (2020), A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021), O Mundo dos Pequeninos (2010), Luca (2021)

Férias em família no mar, microcosmo, passado e futuro  

Para comemorar o início dessas estranhas férias escolares sem aula na maioria das escolas da rede pública desde o início da pandemia, conheceremos quatro famílias de épocas e realidades distintas, representadas pela alegoria do Mito da Caverna, cujas filhas adolescentes: Katie, Eep, Arrietty e o monstro marinho Luca, sedentes por conhecimento, batem de frente com seus respectivos patriarcas bem-intencionados. “Os pobres de espírito são as pessoas que buscam o conhecimento, a riqueza interior, deixando as aparências exteriores em segundo plano. Estas pessoas cultivam a humildade e a caridade e por isto o Reino dos Céus será delas. (Portal do Espírito). Para Platão, o mundo físico é uma cópia “mal feita” do Mundo das Ideias (Mundo Espiritual). G.W.F. Hegel complementa que “a Ideia é a efetivação do Espírito Absoluto, Espírito este que precede a realidade material. Karl Marx, autor da tese do materialismo histórico, de modo contrário, pensa as forças produtivas como fio condutor de toda a realidade e história humana, sendo o dado primeiro o mundo material, onde sua contradição não ocorre na Ideia, mas sim nos meios de produção respectivos ao momento histórico que vêm a condicionar o homem” (Natalia Cruz Sulman). Grug (Nicolas Cage) é um chefe de família em Os Croods, disponível no Telecine, representando o pai pré-histórico super protetor que age antes de pensar. O brucutu sem ideias novas é movido apenas pela força bruta, condicionado ao trabalho rude e pesado dentro da sua caverna ou bolha, incapaz de descobrir até o fogo, a exemplo do filme: A Guerra do Fogo de 1981. Ao contrário da filha, Eep (Emma Stone) e do seu namorado nômade, Guy (Ryan Reynolds), um explorador à caminho da luz, muito à frente do seu tempo. Na continuação, Os Croods 2: Uma Nova Era, em cartaz nos cinemas brasileiros, o órfão encontra a antiga família adotiva de sobrenome: Bemmelhor, oferecendo-lhe o conforto inigualável proporcionado pelo capitalismo, apesar dos exageros. Dessa vez é Aurora (Kelly Marie Tran), a filha biológica desse casal moderno, presa em um imenso “Muro de Berlim” construído pelo pai, Bem (Peter Dinklage – o anão de Game of Thrones).

Na nova animação da Sony, na Netflix, ao estilo Homem-Aranha no Aranhaverso, Katie (Abbi Jacobson) é uma cientista universitária homossexual em conflito com o pai tecnofóbico, Rick (Danny McBride). Ocorre que um celular sentimental (Olivia Colman) após ser substituído grosseiramente por robôs autônomos, inicia a revolução das máquinas à la Exterminador do Futuro. Situação caótica capaz de unir pai e filha, dando-lhes superpoderes de carona na frase atribuída ao escritor grego Esopo: Unidos venceremos. Divididos, cairemos, máxima também da animação Klaus (Netflix). Além disso, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas denuncia a dependência simbiótica do ser humano pela Internet. 

Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Ocorre que por um descuido, a pequenina acaba sendo vista pelo filho do dono da casa, iniciando assim uma comovente amizade. Sho (Tom Holland) é um solitário adolescente enclausurado em seu quarto devido a uma doença no coração, à espera da mãe trabalhadora na capital do Japão. 

 

Luca Paguro (Jacob Tremblay) é um monstro-marinho, mistura de A Pequena Sereia com Ponyo, doutrinado pelos pais desde pequeno  a tratar os humanos da superfície como monstros terrestres. Isso até o aventureiro conhecer o órfão Alberto Scorfano (Jack Dylan Grazer) e os moradores da aldeia fictícia: Portorosso, homenagem à animação de Hayao Miyazaki, Porco Rosso, na Riviera italiana dos anos 1950 e 1960. Uma viagem animada pela cultura italiana da costa paradisíaca em Cinque Terre. Arrietty e Luca, ligados à família, buscavam conhecer o cosmos a partir do seu microcosmo, fazendo novas amizades na tradicional escola da vida, enquanto o sereio Alberto encontra na tradicional família do pescador Massimo Marcovaldo e a filha Giulia (colega de Luca) um lar definitivo, provando que liberdade é um conceito relativo. Luca, a nova animação da Pixar no Disney Plus e O Mundo dos Pequeninos, produzida pelos Studios Ghibli, disponível na Netflix, enfatizam a inclusão e o respeito às diferenças físicas, político-ideológicas e culturais a quem já saiu da caverna ou ainda permanece lá.

Os Croods (The Croods) – EUA, 2013
Direção: Kirk De Micco, Chris Sanders
Roteiro: Kirk De Micco, Chris Sanders, John Cleese
Elenco (vozes originais): Nicolas Cage, Emma Stone, Ryan Reynolds, Catherine Keener, Cloris Leachman, Clark Duke, Chris Sanders, Randy Thom.
Duração: 98 min.

Os Croods 2: Uma Nova Era (The Croods: A New Age | EUA, 2020)
Direção: Joel Crawford
Roteiro: Kevin Hageman, Dan Hageman, Paul Fisher, Bob Logan, Kirk DeMicco, Chris Sanders
Elenco: Nicolas Cage, Emma Stone, Ryan Reynolds, Catherine Keener, Cloris Leachman, Clark Duke, Leslie Mann, Peter Dinklage, Kelly Marie Tran, Kailey Crawford, Chris Sanders, James Ryan, Gabriel Jack, Melissa Disney, Joel Crawford, Januel Mercado, Ryan Naylor, Artemis Pebdani
Duração: 95 minutos

 

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (The Mitchells vs the Machines) — EUA, Canadá, França, 2021
Direção: Michael Rianda, Jeff Rowe
Roteiro: Michael Rianda, Jeff Rowe
Elenco: Abbi Jacobson, Danny McBride, Maya Rudolph, Michael Rianda, Eric André, Olivia Colman, Fred Armisen, Beck Bennett, Chrissy Teigen, John Legend, Charlyne Yi, Blake Griffin, Conan O’Brien, Doug the Pug, Melissa Sturm, Doug Nicholas, Madeleine McGraw
Duração: 113 min.

O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti) — Japão, EUA, 2010
Direção: Hiromasa Yonebayashi
Roteiro: Hayao Miyazaki, Keiko Niwa (baseado na obra de Mary Norton)
Elenco: Mirai Shida, Ryûnosuke Kamiki, Tatsuya Fujiwara, Tomokazu Miura, Shinobu Ôtake, Keiko Takeshita, Kirin Kiki, Shin’ichi Hatori
Duração: 94 min.

Luca (Idem | 2021)
Direção: Enrico Casarosa
Roteiro: Jesse Andrews, Mike Jones, Enrico Casarosa, Simon Stephenson
Elenco: Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman, Saverio Raimondo, Maya Rudolph, Marco Barricelli, Jim Gaffigan, Peter Sohn, Marina Massironi, Sandy Martin, Giacomo Gianniotti, Elisa Gabrielli, Mimi Maynard, Sacha Baron Cohen, Francesca Fanti, Jonathan Nichols, Enrico Casarosa, Jim Pirri
Duração: 95 minutos

Deixe um comentário