Críticas – Destruição Final – O Último Refúgio (2020), Monster Hunter (2020), Atrás das Linhas Inimigas (2001) e The Liberator (2020)

Como sobreviver ao inimigo indestrutível

Gerard Butler, o eterno espartano Leônidas que derrotou um exército inteiro, dessa vez no papel mais dramático da carreira, vive um frágil pai de família divorciado e com um filho diabético para criar (Roger Dale Floyd, de Doutor Sono), contra um inimigo indestrutível. Na verdade, o adversário a ser combatido, são os fragmentos de um cometa prestes a cair na Terra, um deles, superior ao meteoro que provocou a extinção dos dinossauros. Destruição Final – O Último Refúgio, o filme-catástrofe de baixo orçamento, dirigido por Ric Roman Waugh (Invasão ao Serviço Secreto), foca na homérica maratona angustiante de uma família comum de classe média alta até o abrigo anti-nuclear na Groenlândia, ao invés de focar numa descompromissada ação frenética sem conteúdo. A brasileira Morena Baccarin, que divide a tela com o grandalhão, dá um show de interpretação dramática, roubando a cena em muitos momentos. A trama do longa, disponível no Prime Video, equipara-se ao drama familiar vivido por Tom Cruise em “A Guerra dos Mundos”.

Em uma missão de resgate, um batalhão do exército americano é transportado a outro mundo repleto de monstros gigantes à prova de armas militares terrestres. Apenas a fuzileira naval, Artemis (Milla Jovovich) é salva por um nativo caçador de monstros (Tony Jaa), que a partir daí, a capitã, tenta retornar à sua Terra-Natal através do mesmo portal. Com o fim de Resident Evil o diretor Paul WS Anderson, ao lado novamente da esposa-protagonista, promete outra franquia bilionária baseada nos games. A trama de apenas 60 milhões de dólares, com participação relâmpago da brasileira Nanda Costa, foca na relação curiosa e divertida entre a musa da nova Lagoa Azul e o habilidoso bom selvagem. Monster Hunter estreou dia 25 de Fevereiro nos cinemas brasileiros.

 

Nesse sentido, acompanhamos a história verídica do resgate ao piloto de um caça, abatido por tropas sérvias perto da cidade de Mrkonjić Grad, no Natal de 1995, logo após o Acordo de Dayton que encerrou a Guerra da Bósnia entre croatas, sérvios e bósnios após o fim da União Soviética. Atrás das Linhas Inimigas, é um dos melhores filmes de guerra deste século, graças à impecável e inconfundível retórica militarizada, interpretada pelo nonagenário Gene Hackman, ao rebater com frequência os argumentos políticos e diplomáticos do seu superior da OTAN em um dos últimos papéis do ator antes da aposentadoria. As cenas de ação perfeitas expõem perigos inimagináveis durante a solitária jornada do Tenente Burnett (Owen Wilson), enquanto o piloto é perseguido pelo exército sérvio, liderado por um implacável sniper

The Liberator, a nova minissérie homogênea da Netflix, mistura live-action e CGI. A técnica inovadora de rotoscopia, confunde, mas revela uma fotografia linda, impressionante. A trama verídica baseada no livro de Alex Kershaw é sobre a missão do comandante: Félix Sparks (Bradley James), que liderou o batalhão dos “Thunderbirds” por mais de 500 dias da Itália à França antes e depois do Dia D, até o fim da Segunda Guerra de fato, em agosto de 1945. Quem já assistiu a minissérie clássica da HBO, Band of Brothers e o longa: O Resgate do Soldado Ryan, não terá muitas surpresas. Porém, com a guerra já definida, o inimigo dos pobres soldados nacionalistas de baixa hierarquia de ambos os lados, passa a ser o frio intenso nas florestas nevadas e nos campos gelados embranquecidos, enquanto orgulhosos generais de dez estrelas corrompidos pelo poder, ficam atrás da mesa ditando o caos. A melhor reflexão dessa fase burocrática da guerra acontece no diálogo entre dois snipers alemães vestidos de branco: Porque não matamos os inimigos que estão na nossa mira? Porque nós temos opções.

Destruição Final – O Último Refúgio (Greenland) — EUA, 2020
Direção
: Ric Roman Waugh
Roteiro: Chris Sparling
Elenco: Gerard Butler, Morena Baccarin, Roger Dale Floyd, David Denman, Scott Glenn, Andrew Bachelor, Madison Johnson, Claire Bronson, Brandon Quinn
Duração: 119 min.

Atrás das Linhas Inimigas (Behind Enemy Lines)

ANO:2001

PAÍS:EUA

CLASSIFICAÇÃO:12 anos

DURAÇÃO:95 min

DIREÇÃO:James Dodson

ROTEIRO:James Dodson

ELENCO:Matt Bushell, Denis Arndt, Ben Cross, Keith David, Bruce McGill, Nicholas Gonzalez, Peter Coyote, April Grace, Glenn Morshower, Shane Edelman, Michael Simpson, Kenneth Choi, Eyal Podell, Mykel Shannon Jenkins, Joseph Steven Yang, Dennis James Lee, Hyun Joo Shin, Marianne Stanicheva, Vlado Mihailov, Michael McCoy

The Liberator – 1ª Temporada (EUA, 11 de Novembro de 2020)
Direção:
 Grzegorz Jonkajtys
Roteiro: Jeb Stuart (baseada no livro The Liberator: One World War II Soldier’s 500 Day Odyssey de Alex Kershaw)
Elenco: Bradley James, Martin Sensmeier, Jose Miguel Vasquez, Billy Breed, Forrest Goodluck, Bryan Hibbard, Tatanka Means, Kiowa Gordon, Matt Mercurio, Michael Shaeffer, Sam Gittins, Pedro Leandro, Finney Cassidy, Billy Rayner, Ross Anderson, David Shields, David Elliot, Jacob Collins-Levy, Harrison Stone, Mike Rowe, Michael Landes, Stefan Boehm, Joe Doyle.
Duração: 197 min. (04 episódios).

Deixe um comentário