Crítica – Anticristo (2009)

 

Quem é o Anticristo?

Não só o nome Anticristo é uma antítese, como todo filme também. A trama inicia-se com um canto gregoriano ao fundo numa cena angelical em preto e branco do filho que sai do berço em câmera lenta e cai pela janela enquanto os pais (“Ele” e “Ela”) têm relações sexuais. Como um filme que inicia com uma das cenas de arte mais lindas daquele ano, pôde terminar com uma das cenas mais violentas dos últimos anos? 

Após a trágica morte do filho, a mãe (Charlotte Gainsbourg premiada no Festival de Cannes daquele ano como melhor atriz) entra em profunda depressão. Para ajudar-la a vencer o terrível trauma, o marido (Willem Dafoe que interpretou Jesus Cristo no não menos polêmico: “A Última Tentação de Cristo” em 1988) que é psicólogo leva-a para uma cabana, em uma floresta isolada da civilização. Mas em vez de melhorar a esposa enlouquece de vez. 

  Lars Von Trier (Dogville 2003) admirado por suas polêmicas e controvérsias diz ter o livro homônimo de Nietzsche na cabeceira de sua cama. O diretor baseou-se nas crenças judaicas de Cabala cujo personagem inspirado foi Lilith. O filme na verdade conta a história da criação do mundo sob a ótica do Demônio. “Hoje Lilith é vista como um símbolo da não-submissão feminina”. “A cena em que ataca o homem com uma madeira e faz sexo com ele é um exemplo dessa nova conduta que “Ela” quer impor, para isso basta ver que o ato sexual é feito com a mulher por cima do homem, simbolizando a dominação. Para colocá-lo ainda mais ciente do que é ser mulher na sociedade patriarcal, “Ela” prende à perna de seu esposo uma roda de concreto, uma referência ao peso da culpa que todas as mulheres carregam ao longo da história. Porém, a personagem é, a partir do momento que chega ao Éden, um constante embate entre Lilith e “Ela”, a força de uma, contra a submissão da outra. Após Lilith fazer sexo com “Ele”, o lado inseguro da personagem reaparece e, dando-se conta do que havia feito, pune-se cortando o próprio clitóris. ” ( Estevão dos Anjos)   

Segundo Marina Motomura  da Revista das Religiões  para alguns estudiosos essa personificação do anticristo não é correta – na realidade, ele seria um símbolo de tudo o que tenta obscurecer a manifestação divina. “O anticristo não é uma pessoa, mas sim qualquer conjunto de forças que impeçam que se instaure o reino de Deus na Terra. Ou seja, ele está na sociedade, mas também dentro de nós”, diz o cientista da Religião Carlos Frederico Barboza, da PUC de Minas Gerais. Nesse sentido, cada religião teria, a seu modo, um anticristo. No Budismo, por exemplo, seriam as forças que impedem a iluminação do fiel. Para os católicos, o reformador Martinho Lutero já foi considerado um anticristo. Muitos protestantes, por sua vez, vêem no próprio papa a encarnação do opositor-mor de Jesus. “Desde a Idade Média, o anticristo é associado às bestas do Apocalipse”, afirma o padre Johan Konings, do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte. “E foi essa a versão que prevaleceu no imaginário popular.”É exatamente  o que afirma Emmanuel, o Guia Espiritual de Chico Xavier: Reza o Apocalipse que a besta poderia dizer grandezas e blasfêmias por 42 meses, acrescentando que o seu número era o “666″ (Apoc. XIII, 5 e 18). Examinando-se a importância dos símbolos naquela época e seguindo o rumo certo das interpretações, podemos tomar cada mês com sendo de 30 anos, em vez de 30 dias, obtendo, desse modo, um período de 1.260 anos comuns, justamente o período compreendido entre 610 e 1870, da nossa era, quando o Papado se consolidava, após o seu surgimento, com o imperador Focas, em 607, e o decreto da infalibilidade papal com Pio IX, em 1870, que assinalou a decadência e a ausência de autoridade do Vaticano, em face da evolução científica, filosófica e religiosa da Humanidade.Quanto ao número 666, sem nos referir às interpretações com os números gregos, em seus valores, devemos recorrer aos algarismos romanos, em sua significação, por serem mais divulgados e conhecidos, explicando que é o Sumo-Pontífice da igreja romana que usa os títulos de “VICARIVS GENERALIS DEI IN TERRIS”, ” VICARIVS FILII DEI”, E “DVX CLERI” que significam “Vigário-Geral de Deus na Terra”, “Vigário do Filho de Deus” e “Príncipe do Clero”. Bastará ao estudioso um pequeno jogo de paciência, somando os algarismo romanos encontrados em cada título papal, a fim de encontrar a mesma equação de 666, em cada um deles. Vê-se, pois, que o Apocalipse de João tem singular importância para os destinos da Humanidade terrestre. (outros exemplos: ‘ROMIITH, Roma, em hebraico,  Lateinos, isto é, latino e grego e TEITAN  que significa Satanás em grego.

 Lilith (ou Lilit) em hebraico é um demônio feminino da mitologia Babilônica que habitava lugares desertos referida em diversos textos antigos como o Antigo Testamento.Lilith é também referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido(Wikipédia).

Diz a tradução da Bíblia de João Ferreira de Almeida   no  Cap.  II  do Gênesis, vers. 7: “E formou o Senhor Deus  o  homem  do  pó  da  terra,  e  soprou  em  seus  narizes  o  fôlego  da  vida:  e  o  homem  foi feito alma vivente”. Adão vem de Adham ou sua raiz em sânscrito Adi-Aham que significa Adi = primeiro e Aham = ego, ou juntando: O primeiro ego.Como em Aham Kara capital da Turquia, Aham = Ego e Kara = de karana = fazer, ao que o hindu chama do ego humano que crê que faz e acontece Considerando ainda que Adão seja  o primeiro Hebreu e não o primeiro homem,baseado  na teoria da evolução  natural  dos seres, pois de acordo com os cientistas já há provas contundentes de que   o homem há milhões da anos originou-se dos  germes(“sementes”) nascido da terra.Por isso Adão do hebraico ’adhám, significa “Homem Terreno”, e  está relacionada com a palavra adamah que significa “terra” ou “solo”.. Portanto, as alegorias bíblicas não estão erradas, Só, são mal interpretadas na maioria das vezes.

http://www.amalgama.blog.br/11/2009/anticristo-lars-von-trier/ (Por Estevão dos Anjos).

http://www.comunidadeespirita.com.br e http://vieirardelima-blogdokba.blogspot.com.br/2012/01/quem-e-o-anti-cristo.html

Deixe um comentário