Críticas – Trolls 2 (2020), Mulan (2020), Mulher Maravilha 1984 (2020) e A Dama e o Vagabundo (2019)

Entre no clima de Natal com Trolls 2, Mulan, Mulher Maravilha 1984 e principalmente, A Dama e o Vagabundo e boas festas !   

A pandemia obrigou a DC Comics e a Marvel estrear nas suas respectivas plataformas digitais os mais aguardados blockbusters do ano: Mulan e Mulher Maravilha 1984, independente da bilheteria dos cinemas. A diretora Patty Jenkins optou pela simplicidade mágica dos quadrinhos, a fim de não alterar de modo algum o presente da Liga da Justiça de Zack Snyder. Na trama, ambientada no fim da Guerra Fria, uma pedra dos desejos ressuscita o único amor da vida de Diana Prince, Steve Trevor (Chris Pine), mas acaba criando a arqui-inimiga: Mulher-Leopardo (Kristen Wiig). Ocorre que o amuleto sagrado acabou sendo incorporado por Maxwell Lord (Pedro Pascal), o cômico personagem da HQ: Liga da Justiça Internacional que a própria Mulher Maravilha quebrou o pescoço durante a mega-saga: Crise Infinita agora tenta convencer a desfazer os inúmeros desejos ambiciosos. Uma premissa interessantíssima, alegre e divertida, desprovida de tensão, levando a um clímax manjado e simplório demais, equiparado ao final de Corra Que a Polícia Vem Aí! ao invés do peso dramático da Primeira Guerra Mundial, estampado na face famélica dos britânicos, no longa anterior. O ponto positivo são os diálogos coesos que visam o desenvolvimento e a interação dos 4 protagonistas. A belíssima produção inicia com cenas de ação impecáveis em flashbacks das competições em Themyscira, banhada por águas cristalinas; até os graciosos movimentos oitentistas cadenciados por Gal Gadot, semelhante a um balé clássico russo que deixou as corridas atléticas de Tom Cruise no chinelo. No final das contas, o tragicômico roteiro progressista sem um apreensivo combate à altura da amazona, vilanizou os republicanos: Donald Trump e Ronald Reagan. O presidente harmônico que na verdade acabou com a Guerra Fria em um antológico aperto de mão com Gorbatchov, estampa aqui a face de um lunático que deturpadamente provocou a Terceira Guerra Mundial.

Mulan, que estreou dia 4 de dezembro na Disney Plus brasileira, ofusca as geniais soluções criativas da animação, deturpando a personagem encarnada numa super-heroína perfeita, ao estilo Dragon Ball, misturado com O Tigre e o Dragão. O roteiro fraco tira o peso do vilão Böri Khan (Jason Scott Lee) e o carisma dos colegas de infantaria. Além disso, o guardião da família Mulan, o Dragão, Mushu, dublado por Eddie Murphy em 1998, “transforma-se numa pipa-fênix”, sem amparo aparente dos Espíritos Ancestrais. A trama sem alma, da mesma diretora de Terra Fria, Niki Caro, resume-se às fantásticas paisagens chinesas, condizentes ao figurino e às fluidas coreografias de luta para desligar o cérebro e curtir. Com exceção da enigmática relação de amor e ódio entre Hua Mulan (Liu Yifei) e a bruxa Xianniang (Li Gong), símbolo das injustiças machistas da época dinástica, a exemplo de Mulan.

Já em Trolls 2 (Trolls World Tour), em exibição nos cinemas, os seres fofinhos de cabelo estiloso, liderados pela emotiva Poppy (Anna Kendrick) e o racional Branch (Justin Timberlake), descobrem conterrâneos da mesma etnia, divididos ao redor do mundo por ritmos musicais, sinalizando que a desigualdade é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver em razão da diversidade dos caracteres e das aptidões. O importante acima de tudo é aturar com sabedoria os desiguais na medida das desigualdades. A trilha sonora novamente é recheada de clássicos como Barracuda e Crazy Train, na voz de Rachel Bloom e do Príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne, adaptadas ao charmoso enredo infantil.

Para finalizar o ano em clima de Natal está disponível também na Disney Plus: A Dama e o Vagabundo. O live-action ambientado em 1909 corrige as limitações do desenho em 2D, desenvolvendo melhor a bucólica atmosfera arquitetônica da Segunda Revolução Industrial em razão dos trinta minutos adicionais, simbolizado pela charmosa Maria Fumaça onde pernoita o abandonado Vagabundo que apesar de livre, corre o risco diário de virar sabão pelo implacável Homem da Carrocinha. Nesse sentido, temos a cena do romântico passeio de barco a vapor, dessa vez nas proximidades de um bairro de classe média alta de maioria afrodescendente. Já os gatos siameses foram trocados para não ofender o blindado governo comunista chines. Em compensação, a fidedigna cena do jantar à luz de velas emociona ainda mais.

Mulher-Maravilha 1984 (Wonder Woman 1984 – EUA, 2020)

Direção: Patty Jenkins
Roteiro: Geoff Johns, Patty Jenkins, Dave Callaham
Elenco: Gal Gadot, Pedro Pascal, Chris Pine, Kristen Wiig, Connie Nielsen, Robin Wright, Kristoffer Polaha
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Duração: 151 min.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota-25.jpg

Mulan (Idem | EUA-Hong Kong, 2020)
Direção: Niki Caro
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver, Elizabeth Martin, Laura Hynek.
Elenco: Yifei Liu, Donnie Yen, Li Gong, Jet Li, Jason Scott Lee, Yoson An, Tzi Ma, Rosalind Chao, Xana Tang, Jun Yu, Chen Tang, Jimmy Wong
Duração: 115 min.

Trolls 2 (Trolls: World Tour / EUA, 2020)
Direção: Walt Dohrn
Roteiro: Jonathan Aibel, Glenn Berger, Maya Forbes, Wallace Wolodarsky, Elizabeth Tippet, Thomas Dam.
Elenco: Anna Kendrick, Justin Timberlake, Rachel Bloom, James Corden, Ron Funches, Kelly Clarkson, Anderson Paak, Sam Rockwell, George Clinton, Mary J. Blige, Kenan Thompson.
Duração: 118 min

A Dama e o Vagabundo (Lady and the Tramp) – EUA, 2019
Direção: Charlie Bean
Roteiro: Andrew Bujalski
Elenco: Tessa Thompson, Justin Theroux, Kiersey Clemons, Thomas Mann, Ashley Jensen, Benedict Wong, Janelle Monáe, Yvette Nicole Brown, Arturo Castro, Adrian Martinez, Sam Elliott, Ken Jeong, F. Murray Abraham, Clancy Brown, Nate “Rocket” Wonder, James Bentley, Parvesh Cheena
Duração: 104 min

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota-04.jpg

Vale a Pena ou Dá Pena

Nerd All Star

Wonder Woman Main Theme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s