Crítica – She-Ra e as Princesas do Poder – 1ª Temporada (2018)

maxresdefault (1)

Muito além dos anos 80

  Motivado certamente pelo sucesso do filme da Mulher Maravilha em 2017,depois de 33 anos a Netflix lança o reboot com 13 episódios da Princesa do Poder. O traço feminino e os diálogos infantilizados apresentado nos trailers deixaram os fanboys receosos. Felizmente fazia parte apenas da camada superficial, a cereja do bolo, escondendo uma emocionante uma jornada evolutiva de autodescobrimento, a típica jornada do herói idealizada por Joseph Campbell constituída de pequenos arcos formados por um elenco reduzido de baixo orçamento sem confundir o espectador. Guardadas as devidas proporções lembra a trajetória do pequeno Avatar  Aang  e seus amigos no bisão voador.  Etéria é um planeta vivo (a teia da vida) governado pelas princesas do poder como Gélida(terra),Perfuma(flora) e Serena(mar). Semelhante ao orbe, todos os episódios estão conectados, começando do ponto que terminou o anterior,fórmula de sucesso que a Netflix usa na maioria de suas séries. Vida dura da equipe que pretende convencer as princesas do poder a lutarem unidas usando sempre a inteligência, a vontade e a perseverança. Já a força e a habilidade física são apenas uma consequência que passa despercebido. As soluções nunca são fáceis ou rápidas às vezes duram vários episódios, provavelmente várias temporadas em um hercúleo esforço mental para se concretizarem.

she-ra

She-ra e as princesas do poder

 O título no plural já é um dos grandes méritos, ao contrário do desenho original a participação dos companheiros da rebelião  é fundamental para She-Ra tentar libertar Etéria das garras da Horda. Assim como no desenho que deu origem à série O Segredo da Espada Mágica chamada de Espada da Proteção, Adora é condecorada como capitã da guarda chefiada por Hodak. Quando ela sai às escondidas em um veículo ao lado da companheira de infância Felina, acidentalmente cai na Floresta do Sussurro, enquanto Felina volta para a Zona do Medo. Uma floresta viva que se movimenta  e permite apenas o ingresso de pessoas de bem, o único lugar onde a Horda não alcança(a residência escolhida pela rebelião). É lá que Adora conhece a Espada da Proteção e o Castelo de Cristal,um local espiritual guardado pelo espírito Esperança da Luz. She-ra é uma entidade de quase 3 metros de altura que antecedeu Mara há milhares de anos, conterrânea da sábia Madame Riso. Ao erguer sua espada dizendo as palavras mágicas: “Pela Honra de Grayskull” a mente confusa de Adora toma posse momentaneamente do corpo da lendária guerreira, dividida entre a Horda que a adotou e a simpática rebelião; comportando-se como uma mônada de poucos segundos sem fala ou qualquer lembrança da irmã gêmea de Adam. Seus futuros melhores amigos por enquanto serão Arqueiro e Cintilante. Uma gordinha mimada em conflito com a mãe, a rainha Ângela, guardiã do Castelo da Lua Clara. As duas interagem pouco,pois Cintilante está sempre emburrada no quarto,um comportamento típico de uma pré-adolescente, principalmente após a morte do rei. Seus poderes de teletransporte são semelhante aos de Noturno dos X-men. No entanto, é a personagem que mais evoluiu na temporada. Felina rouba a cena no papel de antagonista disputando poder com Sombrinha,mestre em manipulação mental, enquanto Hordak apenas observa quase calado como um mero figurante.

she_ra_netflix1

Homenagem às mulheres que vai agradar a todos

 Quase todos os personagens são mulheres discutindo hábitos e costumes , como a melhor vestimenta do baile de gala das princesas.Animação leve, violência sutil e marcante , no entanto transmite conselhos sábios e profundos. Não é exagero dizer que é uma das melhores séries do ano da Netflix. Nota 4,0.

Nota - 04

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s