Oscar 2017 – Los Angeles : A Terra Prometida

26-10-17Os indicados

Largou na pole position, com 14 indicações (mesmo número recorde de Titanic e A Malvada), a L.A dos sonhos do ex-músico e diretor Damien Chazelle de La La Land. Com quase uma volta de desvantagem, empatam em segundo lugar o excelente A Chegada, com oito indicações – incluindo Melhor Diretor para Denis Villeneuve, o queridinho dos nerds –, e Moonlight, do diretor e roteirista negro Barry Jenkins, também indicado. Para Melhor Ator e Atriz Coadjuvante desse filme temos o injustiçado vilão da série Luke Cage – Mahershala Ali – e Naomie Haris. Ali é o militar discreto de Estrelas Além do Tempo, filme com três indicações, incluindo a de Melhor Atriz Coadjuvante para a doce Octavia Spencer. Em contrapartida, temos a volta à Academia da diabólica Amanda Waller, de Esquadrão Suicida, Viola Davis, aspirante ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por Um Limite entre Nós, e Denzel Washington, indicado a Melhor Ator.

2017-oscar-nominations-la-la-land-moonlight-arrival-more-split

Com seis indicações, Manchester à Beira-Mar, protagonizado por Casey Affleck, é favorito ao prêmio de
Melhor Ator, graças à revelação Lucas Hedges (Melhor Ator Coadjuvante). A diversidade étnica continua, representada pelas seis indicações de Lion, história real e
comovente do menino indiano de cinco anos que se perde da família há milhares de quilômetros de casa e é acolhido pelo casal interpretado por Nicole Kidman e Dev Patel – indicados a Melhor Ator e Atriz Coadjuvante. Outro que retorna, correndo por fora ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, é Jeff Bridges, pelo faroeste A Qualquer Custo (quatro indicações).

 

landscape-1485268166-oscars-2017-noms

Meryl Streep consegue sua vigésima indicação (Melhor Atriz, por Florence), concorrendo com a femme fatale Isabelle Huppert, de 63 anos, por Elle, Ruth Negga, por Loving, Emma Stone, por La La Land, e Natalie Portman, por Jackie, filme que recebeu mais duas indicações. Os injustiçados Animais Noturnos e Capitão Fantástico receberam apenas uma indicação cada: o primeiro para o coadjuvante e enigmático trabalho de Michael Shannon, e o segundo para o nobre veterano Viggo Mortensen, indicado a Melhor Ator.

 

2017-oscar-predictions-animated-feature-september-zootopia-moana-red-turtle-kubo-and-the-two-strings-my-life-as-a-courgette-730x410

Por falar em quebra de paradigmas, as duas animações selecionadas da Disney são fruto de uma aposta ousada, ao colocar uma princesa “havaiana” eleita por Iemanjá – Moana; e Zootopia, que denuncia de forma muito divertida a burocracia, a corrupção e o sectarismo do nosso estereótipo cotidiano. Para fechar a lista, temos o espiritualista Kubo e as Cordas Mágicas, Minha Vida de Abobrinha e A Tartaruga Vermelha.O iraniano O Apartamento, de Asghar Farhadi, mesmo diretor de A Separação – premiado com o Oscar em 2012 –, é o favorito entre os filmes de língua estrangeira.

 

353970-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Estreias da semana

Além de Moonlight, que estreia em fevereiro, Naomie Harris interpreta em Beleza Oculta a colega de Will Smith numa clínica de reabilitação. O fenomenal palestrante entra em profunda depressão após a morte da filha pequena e passa a escrever cartas para o Amor (Keira Knightley), o Tempo (Jacob Latimore) e a Morte (Helen Mirren). A fim de ajudá-lo a se reencontrar, os colegas vividos por Kate Winslet, Michael Peña e Edward Norton contratam atores para dar vida às três abstrações mais temidas pelo ser humano. Filme de sessão da tarde, com grande elenco e frases profundas e reflexivas. Nota: 3,0.

Nota - 04

475566-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

A academia se rendeu aos closes ultrarrealistas de Mel Gibson, indicando-o a Melhor Diretor. Até O Último Homem (seis indicações) revive a Batalha de Okinawa, incluindo comentários dos sobreviventes no final. A trama é sobre o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield – indicado a Melhor Ator), que se recusou a pegar em armas por motivos religiosos e traumáticos e, por isso, entrou na Justiça Militar. Com fé, esforço e determinação, ele conseguiu resgatar 75 soldados tidos como mortos no topo da cordilheira onde ocorreu o combate com os japoneses. Nota: 4,0.

Nota - 04

129284-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Com orçamento de 40 milhões de dólares, Max Steel assume o papel de filme modesto, focando as descobertas da fase adolescente de Max, em vez da sua transformação com a armadura cromada. A decepção fica por conta do decadente Andy Garcia na pele de um vilão pífio e previsível. Nota: 2,5.

Nota - 2,5

461112-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

O Ídolo retrata a comovente história real de um palestino morador da Faixa de Gaza que fez o país parar durante sua participação no famoso programa de TV Ídolo. O dom de cantar foi descoberto ainda criança, quando teve que arrumar dinheiro para comprar um rim para a irmã convalescente. Falta interpretação e tempo de cena aos personagens. Nota: 2,5.

Nota - 2,5

079446-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Por fim, temos ainda as estreias de Paraíso, Mistério na Costa Chanel, A Morte de Luís XIV, a animação A Bailarina, o polêmico Quatro Vidas de um Cachorro, seguido da divulgação de um vídeo para lá de controverso que sugere a prática de maus tratos aos animais durante as filmagens, e Resident Evil 6 – O Capítulo Final, estrelado pela musa Milla Jovovich – que esteve no Brasil para a divulgação do longa no mês passado e está de volta à franquia após um longo hiato devido ao nascimento do filho.

Anúncios