DC 70 ANOS – 1 DE 6: AS MAIORES HISTÓRIAS SUPERMAN

1350415

O primeiro e maior herói de todos os tempos tinha de ser o primeiro a ser homenageado pela Editora Panini há cinco anos.

50a94ee7444d7eb2-superman_1and2

Na primeira história escolhida  com introdução de Michael Uslan: A origem do Superman e de seus super-poderes publicado originalmente em Superman #1 em junho de 1939 ,Superman -o campeão dos oprimidos, a maravilha  física – havia jurado dedicar sua existência em ajudar quem necessitasse.Contudo, não foi a primeira vez que os criadores apresentaram a origem do personagem provavelmente ocorrida em 1933 quando ambos escreveram e desenharam sua primeira história que foi descartada, e então queimada para sempre. Aqui sua mãe adotiva se chamava Mary mais tarde substituída pelo nome de Martha.Episódio muito parecido com o desenho dos Super- amigos The Planet Splitter, pois naquela época nos Estados Unidos as pessoas eram obrigadas a entregar o bebê para adoção que mais tarde seria devolvida ao casal de velhinhos por dar muito trabalho á instituição.Como sabemos, o Superman original não voava, mas saltava grandes distâncias, levantava carros e era mais rápido do que uma locomotiva como dizia o jargão clássico. O Homem do Amanhã tinha uma super força comparada a de uma formiga que pode levantar objetos centenas de vezes mais pesados que seu corpo, e saltar tão alto quanto um gafanhoto equivalente  a vários quarteirões. Krypton original era muito maior e muito mais evoluído do que a Terra.Não é  exagero prever que algum dia nosso planeta poderia ser povoado inteiramente por Super Homens.Superman.Roteiro: Jerry Siegel | Arte: Joe Shuster. Sinopse :A origem do Superman é contada. É explicado que o herói possui as seguintes habilidades:– saltar 200m sobre um prédio de 20 andares;– superforça, ivulnerabilidade e supervelocidade.

 

 

howsupermanwouldendthewar

Em 27 de fevereiro de 1940 os Estados Unidos estavam longe de entrar na Segunda Guerra Mundial,mas  e se o Superman tivesse acabado com a guerra?.Dentro do contexto histórico dia 23 de agosto de 1939 Hitler e Stalin assinavam o Pacto Nazista-Soviético de não-agressão 6 semanas antes da invasão alemã a Polônia.Enquanto isso os franceses tentaram se proteger construindo uma linha de frente defensiva com tanques na sua fronteira oriental( Linha Maginot) e os alemães  a Linha Liegfried e debaixo dela a WestWall – uma linha de tuneis e fortificações subterrânea.A Linha Magnot caiu por terra quando a Alemanha invadiu a França em 10 de Maio de 1940 tomando Paris em 14 de Junho e a França se rendendo em 22 de julho.Mas se o Superman tivesse realmente entrado na Segunda Guerra Mundial dois meses antes, a guerra teria um resultado muito diferente como os criadores revelaram de forma divertida, mostrando que Hitler e Stalin são farinhas do mesmo saco.Diferente do que muitas pessoas pensam, o nazismo originou-se do partido socialista alemão e Stalin matou muito mais do que todo regime nazista e ainda muito mais gente do seu próprio país e da sua própria raça. Roteiro: Jerry Siegel | Arte: Joe Shuster.E se o Superman decidisse acabar com a guerra?O Homem de Aço decide por um fim à Segunda Guerra, levando os ditadores Adolf Hitler e Joseph Stalin a um tribunal penal internacional.

 

750249

Na terceira história publicada em 1950 que inspirou o filme Superman II e outro desenho dos super-amigos(Terror Vindo da Zona Fantasma) antes de Jor-El criar na Zona Fantasma em 1962.Na época o cientista renomado levava os bandidos de Krypton em foguetes contendo  tubos plásticos que mantinham seus prisioneiros em estado de animação suspensa.Nessa história três membros renegados do conselho governante de Krypton chamados na época de Kriptonitas cai acidentalmente na Terra e Superman acaba derrotando-os usando o cérebro em vez dos músculos. (eles se encontrariam novamente em junho de 1954).Nessa história também foi revelado que Krypton  explodiu devido a uma explosão atômica interna e todos seus habitantes foram mortos. Geraldo Lemos que conviveu muito com Chico Xavier  disse que um planeta  muito mais avançado que a Terra pertencente ao sistema de Capela a 42 mil anos-luz da Terra, teve uma guerra nuclear e quase foi destruído. Os responsáveis quando desencarnados foram exilados para Terra onde Jesus era também governador espiritual como conta Emmanuel do livro A Caminho da Luz e Edgar Armond no livro Exilados da Capela.Três super-homens de Krypton.Roteiro: Bill Woolfolk | Desenho: Al Plastino.O Homem de Aço descobre que existem três outros sobreviventes de Krypton, vilões com os mesmos poderes de Superman. Esta história é semelhante à do filme “Superman II” (1980).

sup_156

Em os últimos dias de Superman dividido em três partes que inclusive inspirou o último episódio do Super Amigos produzido pelo Hanna Barbera A Morte do Superman e  a última HQ  do Super (escrita por Alan Moore) antes da reformulação e da Crise Nas Infinitas Terras, é uma espécie de Epitácio da Era de Prata, um clássico como a HQ Grandes Astros que representa a essência do Superman como um autentico defensor da humanidade, de bondade e amor incondicional.Na trama Superman é atingido por um vírus mortal e terá 30 dias para realizar tarefas hercúleas a fim de salvar a humanidade de ameaças interestelares antes de morrer. Para isso contará com a ajuda dos principais heróis comovidos  pela fatalidade, algo que não pôde ser feito por Krypton. Os últimos dias do Superman.Roteiro: Edmond Hamilton | Desenho: Curt Swan.O Homem de Aço acidentalmente é exposto a um virus alienígena fatal. Como resultado, tem pouco tempo de vida. Mas as coisas não são exatamente o que parecem… (Luornu Durgo aparece aqui em sua identidade original de Moça-Tríplice).

 

684561

O antológico super duelo em que o Homem de Aço e o Gênio do Crime dividido em duas partes, jamais teria acontecido hoje ,uma era politicamente correta, e sim nos ingênuos anos 60 onde Superman aceitou o louco desafio sem questionar.O ponto positivo é que os roteiristas não se preocupavam com  pormenores e desenvolviam suas ideias livremente. Na trama, os dois partem para uma luta corpo a corpo em um planeta banhado pelo Sol Vermelho.O confronto entre Luthor e Superman.Roteiro: Edmond Hamilton | Desenho: Curt Swan.O Gênio do Mal e o Homem de Aço decidem resolver as suas diferenças em uma luta justa, em outro planeta (onde nosso herói tem a força de um humano comum). O vilão acaba constatando que aquele mundo, afinal, não é tão deserto quanto pensava, e ajuda os habitantes locais que, agradecidos, batizam o planeta de Luxor.

must-there-be-a-superman

O provérbio chinês :não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar encaixa perfeitamente nessa história, refletindo  qual seria sua verdadeira função do Homem de Aço no planeta Terra, munido de tanto poder e quase indestrutível. Na trama, ao salvar uma comunidade hispânica de um terremoto próximo a falha de San Andreas, acaba deixando os moradores mal acostumados e então esclarece que sua função é ajudar naquilo que vai além da capacidade humana; como em catástrofes naturais e invasões alienígenas.Na minha opinião Superman não deveria prender bandidos comuns que praticam furtos como acontecia na Era de Ouro ;essa função cabe ao Batman e outros heróis comuns,tampouco deve se envolver em política como aconteceu com os Lordes da Justiça.Ele apenas deve se ocupar com super vilões.De qualquer forma, deve haver um Superman zelando por nós, sempre, pois como disse o Tio Ben: grandes poderes trazem grandes responsabilidades e omitir-las seria desperdiçar grande dádiva (como ensina a parábola dos talentos).Logo, se existem super vilões deve  haver um Superman para combate-los, pois Deus nunca dá um fardo mas pesado do que nossa capacidade de carregar .Precisa haver um Superman?Roteiro: Elliot S. Maggin | Desenho: Curt Swan.Os velhos Guardiões de Oa acusam o Homem de Aço de estar interferindo com o crescimento social da Terra. Mas será mesmo?

ef4196d177b503f381773da953a401aa.jpg

O exílio à beira da eternidade.Roteiro e Desenhos: Jim Steranko. Nesta edição comemorativa, o artista retrata um possível cenário futuro do planeta Terra e dos humanos, sob a influência dos supermen.

digitalizar0001

 

Sob os raios da aurora verdecrítica aqui.Roteiro e Desenhos: John Byrne.A origem do Homem de Aço recontada por John Byrne.

2c1df360fea7b021ad263b751eb17c34

Na HQ Retorno à Krypton  os habitantes de Krypton colonizam a terra após a extinção de seu planeta natal impondo uma ditadura totalitária, contrário aos  grandes líderes da humanidade:  Sócrates ,Jesus  e Martin Luther King que preferiram não se envolver com política.Retorno a KryptonHistória: John Byrne | Desenho: Mike Mignola. Graças à ajuda de Gavião Negro e Mulher-Gavião, nosso Ás da Ação retorna ao exato local onde Krypton explodiu, e constata que alí, devido à gravidade, se formou um novo planeta: gasoso e com anéis de kryptonita em volta.Ao entrar na órbita daquele mundo, as memórias implantadas por seu pai biológico são revividas…

o11xx

Olho por olho discute se os heróis e as pessoas comuns devem ou não matar bandidos,  sob violenta emoção ou não.Ou se os criminosos devem ser julgados pelo estado de direito á pena de morte.Semelhante a animação Superman vs Elite.Olho por olho?Roteiro: Joe Kelly | Desenho: Doug Mahnke, Lee Bermejo

Anúncios