Cinema.Estreias da Semana.14.10.16

14-10-16O Apocalipse é Aqui

Sociopata (Ben Foster) pretende dizimar grande parte da população mundial com intuito de diminuir o crescimento demográfico.Para isso solta um vírus contagioso inspirado na peste bubônica,  bactéria transmitida pela urina do rato que provocou a morte de um terço da população europeia na Idade Média devido ao fato da igreja ter exterminado a maioria dos gatos(preto), companheiros inseparáveis das bruxas.

399596-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

O simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) em sua terceira aventura no cinema, tentará impedi-lo seguindo as pistas relacionadas ao apocalíptico Inferno de  Dante Alighieri, poeta nascido em Florença aonde se passa o filme. A Divina Comédia é uma das poucas obras bem fundamentadas no Inferno Católico que na verdade é uma mistura de todos os outros.Lá, sofredores deformados condenados por toda eternidade estão divididos em círculos classificados de acordo com os tipos de pecado praticados em vida. O roteiro é confuso e apressado demais , por isso  os personagens foram mal construídos. No entanto, o carismático e competente elenco deve conquistar o público  transmitindo-lhes uma grande aula de  história e geografia á céu aberto.(Inferno, EUA, Japão, Turquia, 2016), de Ron Howard(Rush – No Limite da Emoção).Suspense com Felicity Jones e Omar Sy. 122 min. 14 anos.Nota :3,0. 

Nota - 03

 

20161008-02-kubo-e-as-cordas-magicas-papo-de-cinema-600x400

Fábulas de samurai em origami

Além dos mitos greco-romanos e judaicos existem os contos japoneses de wuxia passados de pai para filho.A nova  animação em stop-motion dos Studios Laika, os mesmos de Coralina, ParaNorman e Os Boxtrolls, revive este tempo mágico na pele de um menino caolho com seu poderoso Shamisen (um instrumento de cordas de sonoridade peculiar, mas muito parecido com um banjo).Quando suas notas vibram aparecem incríveis imagens em Origami o que lembrou a Teoria das Supercordas sobre as infinitas moradas ou dimensões espirituais vibratórias de que Jesus se referia.  Ele, porém, não pode nunca sair de sua caverna depois do pôr do sol, pois seu avô, o Rei Lua, e suas tias, duas bruxas más desejam roubar o olho que ainda lhe resta( parecido com O Feitiço de Áquila que nunca termina).Em sua jornada heroica terá de encontrar a lendária espada inquebrável e a única armadura mágica capaz de derrotá-lo. Kubo e as Cordas Mágicas ( Kubo And The Two Strings,EUA, 2016), de Travis Knight.Animação. 10 anos. Nota :4,5. 

Nota - 4,5

 

strangerlandexclusive2-copy

Pais ausentes filhos rebeldes

Recém moradores do deserto australiano de Nathgar Catherine (Nicole Kidman) e Matt (Joseph Fiennes), preocupados em manter seu minimercado desenvolvem  á partir dai uma relação fria com os dois filhos , principalmente Lily (Maddison Brown) de 15 anos, idade de maior cuidado e atenção. Revoltada ela acaba ficando  com a maioria dos jovens do bairro para depois fugir de casa sem deixar pistas,acompanhada do irmão protetor . Boa atuação dos pais angustiados e desorientados  em um místico e assombroso cenário vermelho,cheio de nativos suspeitos, devotos  da interessante lenda criacionista aborígene da serpente do arco iris.Terra Estranha (Strangerland, Austrália, 2016, de Kim Farrant.Drama com Hugo Weaving.  14 anos.Nota :3,0.

Nota - 03

 

326537-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Ditadura é tudo igual

Logo na primeira cena , a expressão tensa do aviador de óculos escuros Ray-Ban já determina qual será o tom  deste ótimo longa metragem. Ambientado em 1971 durante a ditadura militar argentina Ricardo Darín vive um ex-capitão das Forças Armadas, responsável por coordenar as operações aéreas conhecidas como os “voos da morte”, onde elementos considerados subversivos eram arremessados de dentro dos aviões diretamente ao fundo do mar. Cansado, mais tarde , ele se esconde no interior dos pampas disfarçado de pulverizador, até se deparar com um corrupto comissário de polícia local( Oscar Martinez) que acaba descobrindo sua verdadeira identidade.(Kóblic, Argentina, 2016), de Sebastián Borensztein( Um Conto Chinês).Drama. 92 min. 14 anos.Nota :3,5.

Nota - 3,5


Inferno temporário com pitadas de amor

Luiz Sérgio  desencarnou aos 23 anos e  no plano espiritual  é convocado para escrever vários livros. Logo  se une à uma equipe de espíritos médicos que trabalham no umbral( purgatório)  para tentar resgatar espíritos que foram rejeitados pelos pais . Ao encontra-los a  equipe desenvolve terapias para o restabelecimento psíquico motivados por um amor incondicional.Deixe-me viver de Luiz Sérgio.(Brasil, 2016), de Clovis Vieira .Drama.103 min.14 anos.

noite_de_veruo_em_barcelona_07

Noite de verão em Barcelona

Na noite de 18 de agosto de 2013 o cometa Rose atravessou o céu de Barcelona, oferecendo um espetáculo único que não se repetirá por vários séculos. A atmosfera mágica e inebriante daquela noite fez florescer 567 histórias de amor. Seis delas serão contadas neste filme.(Barcelona, Nit d’Estiu, Espanha, 2013), de Dani de la Orden .Drama.96 min. 14 anos.

562777-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Do pó da terra

Um retrato afetivo e aprofundado sobre a relação entre os artesãos e moradores do Vale do Jequitinhonha e a matéria-prima que utilizam, o barro, substância que vem da terra, do pó, de onde vieram os homens e que dá a chance de transformar miséria em arte.(Brasil, 2016), de Maurício Nahas . Documentário. 79 min.