Cinema.Estreias da Semana.06.11.15

Estreia.06.11.15

50 anos em um 007

Ultimo filme de Daniel Craig, como 007 rendeu muitas homenagens aos filmes classicos,sobretudo aos maiores  vilões da década de 60 e 70, o que deixou os fãs enlouquecidos, celebrando também a volta do saudoso e inconfundível estilo do espião britânico com suas clássicas e improváveis reviravoltas que estávamos acostumados. O grande defeito do longa  foi ter copiado o enredo do novo Missão Impossível em vez  de copiar o método da parceira enigmática de Tom Cruise interpretada por Rebecca Ferguson,  muito acima da indecisa Bond Girl Léa Seydoux e  de Monica Bellucci  que aparece  quase de  relance, mas nunca  despercebida. Se por um lado  temos diálogos mecânicos  e sem emoção, a trama conecta todos os algozes do agente secreto á uma mesma organização criminosa  (Spectre) formada pelos  assassinos das  últimas Bond Girls  galanteadas por Craig. A era Crang pelo menos se fecha com chave de ouro.007 Contra Spectre(Spectre, EUA), de Sam Mendes( Beleza Americana).Ação.Nota : 3,0.Nota - 03

 Depois de tudo

Os amigos Ney e Marcos viveram a efervescência cultural dos anos 1980, frequentando o primeiro show do Legião Urbana e o espetáculo do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. Os dois no entanto sofrem um acidente de carro, Ney fica cego e a amizade termina. Hoje, Ney é um cantor de brega famoso e Marcos é um bancário frustrado. Bebel, mulher de Marcos e que conhece Ney desde aquela época, é quem promove o reencontro dos dois. Eles percebem que mesmo tendo tomado rumos tão diferentes, a essência continua a mesma. Com Marcelo Serrado, Otávio Müller, Maria Casadevall.(Brasil, 2015), de Johnny Araujo.Drama. 101 min.12 anos.

a-floresta-que-se-move                   Poder acima da paz de espírito

Enésima adaptação da peca espiritualista sheakespereana “Macbeth” dessa vez com a difícil missão de incorporá-la ao cotidiano moderno. Aqui a  figura do monarca absolutista Duncan foi substituída por um humilde presidente no comando do maior banco do país(Nelson Xavier); uma sabia metáfora da trindade: dinheiro , poder e lucro que vigora hoje acima dos valores morais e sociais . Mesmo confortável na empossada vice-presidência, Elias” Macbeth”( Gabriel Braga Nunes) é coagido pela bela e sedutora esposa Clara “Lady Macbeth”( Ana Paula Arósio) á matar o  estimado chefe transformando sua vida num inferno , exatamente como previu  a bordadeira vidente horas atrás. Será que o poder deve ficar acima da paz de espirito do ser humano? A floresta que se move(Brasil, 2015) de Vinícius Coimbra .Suspense.95 min.16 anos.Nota :3,0.

Nota - 04

114932.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxEspírito jovem na 3ª idade

O sereno Morgan Freeman e a musa do Woody Allen nos anos 70 Diane Keaton dão o exemplo de convivência , harmonia e fraternidade . Há 40 anos sob o mesmo teto Ruth e Alex sobrevivem com alguma dificuldade financeira, por isso tentam se mudar de um modesto apartamento no Brooklyn sem elevador, angariando compradores auxiliados pela sobrinha tagarela e oportunista(Cynthia Nixon do seriado Sex and the City).Apesar do momento conturbado, ainda pressionados por  dezenas de compradores  e o cãozinho contundido no veterinário não perdem o bom humor, tampouco alteram o sorriso largo  ao recordarem dos anos dourados quando se mudaram para lá. Ruth & Alex (5 Flights Up, EUA, 2015), de Richard Loncraine(Firewall ).Drama.92 min.12 anos Nota :3,0.Nota - 03


​Cidade de Deus – 10 anos depois


Como o próprio título já diz, o documentário resgata os dez anos passados desde o lançamento do  longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund que recebeu quatro indicações ao Oscar. Com depoimentos de Seu Jorge, Alice Braga, Leandro Firmino da Hora, Darlan Cunha, Roberta Rodrigues, dentre outros.(Brasil, 2015), de Cavi Borges, Luciano Vidigal.Documentário. 70 min.12 anos.

227156.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

 Um  homossexual na Cidade Eterna

O longa retrata as últimas horas do cineasta, poeta e escritor italiano Pasolini(Willem Dafoe) ao lado de sua amada mãe e de seus melhores amigos, antes de finalmente sair para a noite em seu Alfa Romeo em busca de aventura na Cidade Eterna.  Ao amanhecer, é encontrado morto em uma praia em Ostia, na periferia da cidade desfigurado por marginais contrários a sua opção sexual.Em um de seus contos mostrado em flashback temos um romântico  sonhador  guiado pela suposta estrela de Belém,mas em vez dele encontrar  o Messias depara-se com um grandioso bacanal( originário de deus Baco). O que acaba levando-o a conhecer alguém muito especial. Deus escreve certo por linhas tortas. Pasolini, França, Itália, Bélgica, 2014), de Abel Ferrara.(Bem-Vindo a Nova York).Drama.84 min.18 anos. Nota :3,0 .

Nota - 03


Beira- mar


O adolescente Martin (Mateus Almada), na companhia do amigo Tomaz (Maurício José Barcellos), sai de Porto Alegre em direção à uma cidadezinha à beira-mar para buscar um documento pedido por seu pai. Mas a viagem acaba sendo uma experiência transformadora para ambos, que descobrem algo além da amizade(Brasil, 2015), de Filipe Matzembacher, Marcio Reolon .83 min.14 anos.


Olmo e a gaivota

Olívia é uma atriz que está ensaiando a peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov quando descobre que está grávida. Enquanto a produção avança, o bebê dentro dela cresce e um acidente a afasta da montagem, que tem seu companheiro como protagonista. De repouso em casa por semanas, ela lida com as bruscas mudanças em sua rotina, seu corpo e sua vida em geral.(Olmo e a gaivota, Brasil, Portugal, Dinamarca, França, 2015), de Petra Costa, Lea Glob .Documentário.97 min.12 anos.

476378.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxÉ mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.(Albert Einstein)

Uma enfermeira discriminada por ter sido prostituta na adolescência lida diariamente com recém-nascidos e idosos doentes, uma linha tênue entre a vida e a morte. Certa feita, é acusada de matar 7 pacientes sendo condenada em primeira instancia a prisão perpetua em uma extensa batalha judicial que durou  quase uma década. O fato é que não havia disputa  por poder,religião, tampouco por dinheiro. Não havia conluio algum ou disputa por cargo político Tudo poderia ter sido evitado se não fosse a falta de motivação do ser humano em fazer o bem por si só. Ao contrário de nossa incrível facilidade em praticar o mal Baseado em um polêmico e controverso caso real ocorrido na Holanda.A Acusada(Lucia de B,Holanda,Suécia 2014,de Paula Van der Oest.Drama. 97 min.12 anos.Nota :4,0.Nota - 04