Cinema.Estreias da Semana.30.10.15

estreias 30.10.15

As bruxas são os médiuns e preto-velhos de hoje

 Kaulder (Vin Diesel) é um caçador traumatizado pela morte da família há 800 anos quando recebeu uma maldição da Rainha das Bruxas (Julie Engelbrecht) e se tornou uma mistura de Highlander com Wolverine. Atualmente morando em Nova York ele terá outra chance de exterminar a personificação do mal para quebrar o feitiço. No entanto, seu único ponto fraco é a magia (psíquica), o que pode levá-lo a loucura.Ocorre que enquanto na Idade Media as bruxas mostravam a face monstruosa orgulhosas por serem a escória dos espíritos impuros, hoje travestem de beldades utilizando poções mágicas manipuladas com elementos da natureza.

182891.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Todavia, existe a magia branca manipulada por bruxas bondosas(Rose Leslie de Game of Thrones) que também aplicam passes magnéticos através da imposição das mãos sobre o enfermo quando estiver carregada de bons fruídos naturais e divinos.Com Michael Caine e Elijah Wood.O último caçador de bruxas (The last witch hunter,EUA, 2015),de Breck Eisner( A Epidemia).Aventura.107 min.Nota :2,5.

Nota - 2,5

 063157.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx69 dias de fama infernais

O notório e comovente acidente que acabou soterrando 32 chilenos e um boliviano por mais de dois meses em 2010 virou livro e agora chega ás telonas com Rodrigo Santoro interpretando um político bonzinho, o insubstituível Antonio Bandeiras na posição de líder dos mineiros, e a eclética e poliglota Juliette Binoche no papel de uma ativista descendente de índio.O enredo realista e claustrofóbico sobre os heróicos habitantes do submundo por 69 dias não difere muito daquele ambiente alegre do solitário  marciano(Perdido em Marte), ainda em cartaz .O vilão da vez era o ganancioso  administrador da mina que não zelou pela segurança de seus operários e ainda obstruiu o trabalho da imprensa -maiores inimigos dos corruptos, – incluindo o Presidente do Chile.Destaque para uma curiosa cena sobre os delírios dos “mortos de fome enclausurados” inspirado no longa “Em  Busca do Ouro” de Charlie Chaplin, copiado pelos desenhos do Pica-Pau e muitos outros.Os 33 (Los 33, Chile, EUA, 2015), de Patrícia Riggen.Drama.120 min.14 anos.Nota :3,5.

Nota - 3,5

116986.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Liberdade de expressão ao pé da letra

 O Rap (Rhythm And Poetry) originou-se na Jamaica em 1960 aportando nos EUA  dez anos depois.Os primeiros grupos americanos  liderados por MCs(mestre de cerimônias) a despontar foram: Run-DMC , Beastie Boys, Public Enemy e  N.W.A., acrônimo de Niggaz Wit Attitudes. Os produtores e gangstas Rap  deste longa Dr. Dre e Ice Cube e fundadores N.W.A. usaram suas experiências dolorosas do cotidiano na intenção de compor  músicas honestas opondo-se ao sistema preconceituoso vigorante,sobretudo contra o abuso de autoridade dos tiras da periferia da Califórnia nos anos 80 .Ocorre que o modo explícito e  sincero retratado nas letras acabou gerando muita violência por lá,mas lançou rappers  ilustres como Eminem , 50 Cent , 2Pac e Snoop Dogg deixando o mundo aparentemente menos racista. Straight Outta Compton – A História do N.W.A.(Straight Outta Compton, EUA, 2015),de F. Gary Gray(Código de Conduta). Drama.147 min.14 anos. Nota :3,5.Nota - 3,5

450082.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Um conto de fadas mal contado

É fato que a crise dos anos 60 atingiu todo o planeta com ditaduras, guerras frias e verdadeiras. Na Franca o presidente Charles de Gaulle criou um bloqueio econômico á Mônaco impossibilitando o príncipe Rainier(Tim Roth) de governar.Ocorre que o excesso de diálogos burocráticos sobre esse tema acabou ofuscando o lado humano da mais linda princesa que o principado já teve impedido-a sobretudo de mostrar toda a sua graça através da bela e competente Nicole Kidman.Somente nos minutos finais ela teve o devido e merecido espaço sintetizado em um discurso singelo e emocionante.É muito pouco.Destaque para  a relação carinhosa com Alfred Hitchcock cortejando-a á dividir as tarefas reais e familiares com a sétima arte novamente para atuar no longa  Marnie: Confissões de uma Ladra. Grace de Mônaco (Grace of Monaco, França, Bélgica, EUA, Itália, Suíça, 2014), de Olivier Dahan(Piaf – Um Hino ao Amor).Drama.103.12 anos. Nota: 2,0

.Nota - 02

577710.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Do Inferno ao Purgatório

Para escapar da guerra civil no Sri Lanka, o melancólico Dheepan, a jovem independente Yalini – garota de personalidade forte e determinada – e a pequena e meiga Illayaal se fazem passar por uma sólida família  para tentar sobreviver em terras desconhecidas. Sem dominar o idioma local, vão morar em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Deephan torna-se zelador e Yalini empregada doméstica de um idoso moribundo.Mesmo mal se conhecendo, tentam construir uma vida juntos.Dessa vez o governo francês faz o papel de mocinho auxiliando ao máximo os imigrantes, enquanto os gangsters vizinhos representam os bandidos instigando um iminente confronto com o gueto rival . Um filme criativo,dramático e empolgante sem ser piegas que acabou vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano. Dheepan – O refúgio(Dheepan), de Jacques Audiard,(Ferrugem e Osso) França, 2015.109 min.Nota :4,5.

Nota - 4,5


Betinho – A esperança equilibrista

O documentário aborda a vida do sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, que também atuou como ativista social nas campanhas contra  AIDS e a fome.(Brasil, 2015), de Vitor Lopes.Documentário.90 min.


O último poema

A história de Helena Maria que se correspondeu com Carlos Drummond de Andrade durante 24 anos. Uma história poética sobre amizade, memória e literatura.(Brasil, 2015), de Mirela Kruel.Documentário. 

45 anos

Kate Mercer( Charlotte Rampling,) está planejando a festa de comemoração dos 45 anos de casada. Porém, cinco dias antes do evento, o marido recebe uma carta: o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços. A estrutura emocional dele é seriamente abalada e Kate já não sabe se vai ter o que comemorar durante a festa.(45 years, Reino Unido, 2015), de Andrew Haigh.Drama.93 min. 


Sem filhos

Um homem divorciado adora sua filha, mas deve escondê-la quando descobre que sua nova namorada não quer ter filhos. Com o tempo, ele tentará conciliar a convivência das duas.(Sin hijos, Argentina, Espanha, 2015), de Ariel Winograd .Comédia.90 min.12 anos.