001 Batman Year One (1987) – Análise da HQ

Batman404-00-Year1Part1

É uma grande honra para mim iniciar esta série de mais de 700 HQ´s baseada na cronologia oficial do Homem Morcego.

Após os eventos marcantes na Crise nas Infinitas Terras que acabou reformulando todas as origens dos personagens da DC Comics, principalmente a trindade mais famosa dos quadrinhos( Superman, Batman e Mulher-Maravilha).Ocorre que no caso especifico do Homem-Morcego, houve somente uma ampliação com Ano Um, já que a origem elaborada por Bob Kane continuava impecável, mesmo após meio século.

  Bruce aos sete anos após assistir A Marca do Zorro,sai do teatro e é abordado ao lado dos pais por um assaltante ao cruzarem o famoso Beco do Crime. Sem qualquer reação das vítimas,  presencia o assassinato dos pais.Aos treze anos vai ao exterior treinar extensivamente como no filme de Nolan para cumprir seu juramento. A partir daí  é que começa a Saga do Morcego, como um bom filho retornando á sua cidade natal. Uma cidade que foi inspirada na Nova York da Grande Depressão, onde o Prefeito e o Comissário de Policia são aliados do  mafioso Carmine “O Romano” Falcone.

Paralelamente com a esposa grávida chega para assumir o cargo de tenente, o policial incorruptível James Gordon.Seu único aliado, por enquanto é o Promotor Público Harvey Dent há anos tentando prender o Comissário Loeb.

Gordon tem muita dificuldade no inicio, já  que seu parceiro Flass é um dos mais corruptos da corporação aliado ao bandido e louco Skeevers. É complicado agir dentro da lei em uma cidade sem lei, o que deixa o paladinos muito frustrados na maioria das vezes.Jim foi espancado, teve o filho recém- nascido sequestrado, foi chantageado  por ter um caso extraconjugal o quase  provocou o divorcio com Bárbara. Mas o maciço apoio da opinião pública e da imprensa o manteve no cargo.

Para completar o trio e solucionar o problema, contudo, aos 25 anos entra em cena o Vigilante de Gotham ao mesmo tempo  que o super- herói de Metropolis.  Mas sua primeira missão foi um fracasso, onde também  se confrontou com Selina Kyle. A gata era  uma prostituta que dividia a residência localizada  na baixa periferia.É lá que Bruce pois em prática seu treinamento de intensos doze anos . Muito machucado quase não conseguiu voltar pra casa.Foi ai que surgiu a ideia de vestir o Manto com a finalidade de aterrorizar os malfeitores.

Meses depois temos o encontro casual do Tenente com o Justiceiro, encurralando-o em um prédio abandonado cheio de policiais em volta . Bruce, usando a clássica fantasia dos anos 30 recorre aos amiguinhos da Batcaverna semelhante à famosa cena de Batman Begins, muito bem escrita por Frank Miller.O genial roteirista que  aposentou o Cavaleiro das Trevas  tinha que também ser o responsável por seu nascimento.

Por falar em manto, concomitantemente, vemos a maior ladra do planeta vestir o seu também. Mas sua ascensão só começa após assaltar a mansão de Romano. O gran finale cela a amizade entre os três benfeitores da justiça com  a criação do famoso sinalizador, como no filme de 2005 com Gordon mencionando o Coringa no final. Nota :5,0

   Batman407-24-Year1-3FriendinNeed

Anúncios