Intolerância (1916) – Análise do Filme

safe_image

O filme mostra quatro histórias que contam casos de intolerância: na Babilônia; na França, durante o massacre da noite de São Bartolomeu; na Judéia, na época da crucificação de Cristo; e nos Estados Unidos na época em que o filme foi realizado, sendo que as histórias são interligadas pela dramatização de um poema de Walt Whitman.

Babilonia

História babilônica

No tempo de Belsazar, rei da Babilônia a intolerância era intensa. Lá vivia a moça  das montanhas, uma moça muito bela, que tinha um amor platônico por Belsazar, rei da Babilônia casado com outra mulher. Tudo que os babilônios querem eles imploram a Ishtar (deusa babilônia  do amor) e outros a Bel,.Porém o Sumo Sacerdote de Bel trai seu país unindo-se a  Ciro. Ishtar é a Deusa na qual eles fazem grandes festejos em sua homenagem, enquanto os persas bárbaros adoram outros deuses. Certa vez o Sumo Sacerdote de Bel, indignado com os babilônios trai seu país e ajuda o rei persa mentindo para Belsazar que previu a guerra fatídica  A moça das montanhas é vendida ao mercado do amor, porém Belsazar a liberta.Ela foi vendida por ter sido acusada de psicopata pelo irmão mentiroso. O maior inimigo dele é Ciro, o persa. Na Babilônia ninguém passa pelo portão central que entra a cidade. Certa vez Ciro invade a Babilônia, mas o povo  unido luta e  vence os inimigos. Para comemorar se embriagam  e fazem grandes cortejos a Ishtar No outro dia, sem os babilônios saberem de nada, Ciro invade a Babilônia, e vence a guerra  e destrói toda a civilização  matando Belsazar, sua mulher e a moça da montanha, com uma flechada.

2766088920100696690S600x600Q85

História galiléia

Os fariseus são homens cheios de intolerância, que sempre quando rezam todos tem de parar a ouvir. Eles odeiam Jesus Cristo por causa da sua humildade, e seu afeto; ele perdoava, gostava das crianças. Por isso eles mentem que ele é o filho de Satanás, e difamam ele injustamente por sua intolerância política, social e religiosa  e seu jeito autoritário e totalitarista. Certa vez, os fariseus condenaram uma mulher por adultério, então Jesus interviu: atire a primeira pedra quem nunca errou, e ele dá uma chance a mulher, isso irritou muito os fariseus. Porém Judas trai Jesus e é crucificado mas ressurge e mostra que a morte é só um obstáculo, segundo o cineasta metodista.

História francesa

No tempo de Catarina de Médici a intolerância reina contra os huguenotes, mas ninguém fala nada para não morrer Tudo é escondido pela igreja católica. O rei é um homem honesto e justo, mas Catarina o pressiona junto com o irmão do rei, o efeminado Monsieur de la France. Olhos Castanhos é apelidada uma moça que está de casamento marcado para o dia de São Bartolomeu com o noivo Próspero (os dois são protestantes), ela é muito linda e conquista quase todos os homens, inclusive um soldado. Ao longo do tempo, o rei se convence que os protestantes estavam invadindo a França e autoriza o massacre de São Bartolomeu, no dia 24 de agosto, e todos os protestantes franceses, são mortos incluindo a linda Olhos Castanhos (por não ter aceitado dar um beijo no soldado), e seu marido, por ter afrontado o exército após a morte de sua amada.

História moderna

Srta. Jenkins é uma senhora solteira,  dona de uma fábrica e tem muito contato com seu irmão. Ela nunca aceitou perder a juventude, e sempre está fazendo “caridades”. Certo dia  dá um baile e convida todos os seus funcionários.Uma das filhas de um dos funcionários é a “Doce Menina”. Devido a crise, o irmão de Jenkis, o proprietário, abaixa 10% dos salários  Os trabalhadores então fazem uma greve  com um fim um tanto trágico pela morte do pai de um rapaz que se muda-para outra cidade e entra em uma quadrilha chamada o Mosqueteiro dos Miseráveis. A Doce Menina também se muda e vai morar com o pai, mas ele morre. Mais tarde o rapaz e a menina tem um relacionamento e se casam. Ela tem um bebê que quase é raptado por algumas damas Mais tarde há um assassinato devido ao ciúme da esposa do chefe da quadrilha e o rapaz pega a arma na mão , isso faz com que ele leve a culpa condenando-o a morte. A Doce Menina convence um oficial a tentar convencer o governador de  que o rapaz não foi o criminoso, mas o governador não acredita e pega um trem, mas depois a mulher assume o crime, e a tempo eles salvam o inocente. Nota : 4,5

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia_(1916)

Nota - 4,5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s